domingo, 5 de janeiro de 2014

ALENTEJO - Reguengos de Monsaraz: A MOIRA

Se existe coisa que adoro no meu trabalho são as viagens que faço pelo país e não só. Aprendi a gostar um pouco de toda a gastronomia e sobretudo, descobrir restaurantes novos. Este de que vos falo é pertinho. Fica em Reguengos de Monsaraz (Évora), chama-se "A MOIRA" e é um dos meus espaços preferidos. Com uma cozinha de qualidade chefiada pelo meu amigo Luís Leitão, este é um restaurante onde se consegue aliar a gastronomia alentejana ao requinte, sempre acompanhado com uma garrafeira de fazer inveja a muitos restaurantes. Das visitas que ali faço, uma das que mais me marcou foi a refeição do cabrito. De entrada, e se gostar de queijo, todos deveriam experimentar a massa folhada com queijo chévré com mel, orégãos e amêndoas. É tão bom que um dia destes comi de sobremesa essa maravilha. Depois o cabrito com puré de castanhas que tem uma apresentação fantástica e um sabor que nos transporta por mundos desconhecidos e dos quais não queremos voltar. Para terminar, uma surpresa: arroz doce quente com bagos de romã e acompanhado com sonhos (massa frita). Quanto a vinhos, nem se preocupe que a oferta é enorme, embora eu adore a monocasta Syrah da CARMIM(Reguengos de Monsaraz). Ah, convém dizer que se for jantar pode estar à vontade prolongando a noite num dos magníficos quartos mesmo por cima do restaurante. De manhã, nada melhor que tomar o pequeno almoço na esplanada, apanhar o solinho alentejano, e se tiver crianças, vê-las divertirem-se no parque infantil. Se não tiver nada para fazer, fique para o almoço porque é apenas um recomeço daquilo que promete ser novamente INESQUECÍVEL !!! Não se esqueça após a refeição tomar um Gin Tónico de preferência Nordés com uma folha de louro.
 
Restaurante "A MOIRA" fica na saída de Reguengos para Vila Viçosa ao lado direito ou se preferir, antes da rotunda de entrada em Reguengos se for de Vila Viçosa para Reguengos.

"...nas folhas caídas, …chega o Outono e o tempo fresco,
tempo d’açordas e lume de chão
vinho tinto,… chouriça e pão
açordas e migas
alentejanos,…genuínos ..."

 
 


 

1 comentário:

  1. Esqueci-me de referir que é obrigatório provar os patés caseiros de delicias do mar e sapateira que ali são feitos. deliciosos. e pode encontra-los à venda no Intermarché de Reguengos de Monsaraz

    ResponderEliminar